Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Livro: Enquanto o amor não vem

Tem uma dica dele, no livro que estou lendo no momento, que é " O guardião das memórias"(se passa em  1964, Dr. David Henry  separou sua filha de seu irmão gêmeo para esconder de sua esposa que a menina tinha Síndrome de Down. Entregando a garotinha aos cuidados de uma enfermeira , David corta todo o contato com ela e concentra-se em seu filho e na esposa. Durante os próximos 25 anos, sua filha especial cresce e transforma-se numa bela moça, enquanto David assiste à derrocada da família que lhe restou sabendo que jamais poderá revelar seu segredo cruel ).
Achei interessante.
Será a primeira coisa que vou adquirir  e LER nos próximos dias.
----------------------------

Enquanto o amor não vem

Image and video hosting by TinyPic

"Haverá um momento em sua vida em que o amor vai chegar. Antes disso, você terá feito tudo o que podia, tentado tudo o que podia, sofrido o quanto podia e desistido muitas vezes.
Mas com a mesma certeza com que você está lendo este texto, posso lhe garantir que esse dia virá.
Nesse meio-tempo, este livro vai lhe contar muitas histórias e lhe ensinar algumas coisas que você pode fazer para se preparar para o dia mais feliz de sua vida: o dia em que experimentar o amor verdadeiro." - Iyanla Vanzant
--------------------------------------------------------------
O que é que se faz enquanto o amor que se deseja não vem?
Sabemos exatamente o que queremos da vida: queremos encontrar um amor, mas não sabemos como.
Nossos relacionamentos, especialmente os relacionamentos amorosos, não estão dando certo. Parece que repetimos sempre as mesmas situações, que caímos sempre nas mesmas armadilhas.
E ficamos nos perguntando: o que há de errado comigo, por que é que com os outros parece dar certo, onde é que eu errei, será que nunca vou encontrar o meu parceiro, a minha parceira? Será que ele existe? Será que ela existe?
O que eu posso fazer?
Nem nossa mãe, nem nosso pai ou nossos professores, apesar de suas boas intenções, nos prepararam para viver o processo de aprendizagem em busca do amor. Não o fizeram porque não podiam. Primeiro porque não sabiam valorizar os processos, só tinham sido ensinados a valorizar resultados.
E assim nós crescemos, mulheres e homens, com essa ânsia de amor dentro de nós e com esse total despreparo para alcançá-lo.
É para nós que Iyanla Vanzant escreveu este livro. Ela percorreu em sua vida esse doloroso caminho, e na busca do amor sofreu violência, frustração, humilhação e dor.
Em algum momento descobriu o que se passava e investiu em desvendar e realizar o processo que leva ao amor verdadeiro que existe em nós, encoberto pelo lixo e poeira das experiências infelizes que nós mesmos construímos.
Este livro fala sobre a forma de como conhecemos o amor e crescemos nele através das experiências já vividas.  Construir o verdadeiro amor na sua vida (porque o amor começa em você primeiro) é como construir uma casa, ela começa pelo porão, lugar onde você se vê no escuro, sem perceber suas falhas, sem saber ao certo aonde você quer chegar. É uma fase de muitos erros e insegurança na vida sentimental, onde falta-lhe o amor próprio. Você vive isso até que Deus abra o seus olhos e  então passa para o primeiro andar da casa do amor e se dá por conta que precisa crescer muito em relação ao amor, porém ainda não sabe como. Só Deus é capaz de te tirar do porão emocional, porque você estava cego lá. Você sobe para o segundo andar do amor quando decide se abrir para a cura através do PERDÃO e da RENÚNCIA. É um período dolorido que dá a sensação de que você não vai suportar, mas depois que coloca em prática o perdão e a renúncia, o tempo juntamente com a ação do Espírito Santo, trazem cura para sua alma. A partir daí você começa a reconstruir sua autoestima, o que exige muita paciência, então você entra no terceiro andar do amor. O terceiro andar é onde a mudança realmente acontece. Neste momento, a renúncia já não é mais algo tão difícil, você está se aperfeiçoando. Nesta fase você precisa aprender que amar a si mesmo é fundamental para amar o outro. A própria bíblia diz que devemos amar o próximo como amamos a nós mesmos, porém muitas vezes nós não aprendemos a amar nem a  nós mesmos ainda e isso reflete na forma como amamos os outros. Você precisa buscar crescimento interno, emocional e espiritual. Você precisa se reconhecer como valioso e digno, cheio de amor e de escolhas CONSCIENTES. É preciso eliminar a essência do desespero, da dúvida, do medo e da solidão. Você precisa diminuir o ritmo para não se decepcionar novamente. Estar solteiro significa viver um meio tempo antes de viver um grande amor! O meio tempo serve para reconstruir sua autoestima, e além de preparatório também é protetor! Neste meio tempo você descobre que o amor que você busca está, primeiro, dentro de você  e que nenhum relacionamento com alguém pode desenterrá-lo e ativá-lo na sua vida, é você quem, primeiro, deve tomar posse dele.O meio tempo é indispensável para construir nossa autoestima e a liberdade necessárias para fazermos as escolhas que nos façam felizes. Sua autoestima e amor próprio serão como um íma que atrairá pessoas semelhantes até você. Então você está pronto para subir ao sótão da casa do amor: o amor incondicional, descrito em 1Co 13.

Alguns tópicos interessantes do livro:
· O amor raramente surge nos lugares que esperamos e nem tem a aparência que imaginamos
· O processo de aprendizagem inclui experiências dolorosas que ajudam a eliminar falsas necessidades e tudo o que nos atrapalha na busca do amor
· O que nos impede de ter uma experiência de amor verdadeira e honesta são os velhos conceitos que nos agarramos
· O processo de aprendizagem é assim: conseguimos o que queremos apenas para descobrir que não é como pensávamos
· A verdade é que o amor está dentro de você e que nenhum relacionamento com alguém pode desenterrá-lo e ativá-lo na sua vida, é você quem, primeiro, deve tomar posse dele
· Nada nos faz aprender mais a respeito de nós mesmo e da vida do que os relacionamentos
· O que você passa em um relacionamento amoroso irá aparecer em todas as outras áreas da sua vida
· O meio tempo é indispensável para construir nossa autoestima e a liberdade necessárias para fazermos as escolhas que nos faça felizes.
· Entramos num relacionamento procurando o amor sem saber que já temos que trazê-lo conosco
· Temos que levar para o relacionamento entusiasmos e respeito por nós mesmos , assim poderemos compartilhar o que possuímos sem medo de sermos roubados
· As pessoas não conseguem preencher nossas necessidades, mesmo que tentem
 Algumas coisas comuns que fazemos quando estamos procurando o amor , e que nos trazem dores:
1. Todos os sinais indicam que não é a pessoa certa, mas você ignora e continua insistindo
2. Por medo de ficar sozinho, aceitamos a primeira pessoa que aparece apenas para sermos abandonados, derrotados e enganados
3. Confundimos amizade e gentileza com amor romântico
4. Ficamos presos a aparências e promessas
5. Quando uma pessoa demonstra interesse por nós, correspondemos mesmo sem saber se é o que queremos
6. Permanecemos num relacionamento mesmo quando o parceiro não decide superar as dificuldades
7. O que sabemos e acreditamos sobre o amor se revelam através das nossas atitudes

(do blog  O valor de se estar solteiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.
Gosto de saber o que vc pensa a respeito daquilo que penso e escrevo!