Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Alterações cerebrais na TPM ( e na M)

Ultimamente não tenho tido TPM.Não como antes.Com todas aquelas coisas horríveis que a acompanham.
Nos dias que antecedem o período menstrual, a mulher pode apresentar uma série de mudanças comportamentais provocadas pela tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM. Os sintomas variam de acordo com a mulher, mas no geral elas demonstram irritabilidade e impaciência, explodem em crises emotivas pelos motivos mais fúteis e tornam-se agressivas com o companheiro, sem contar a necessidade de comer doces e chocolate. Nessa fase, a busca por gulodices açucaradas fica quase incontrolável.
O problema tem sido durante a M mesmo.
O que no meu ponto de vista é muito pior.
Familiares, amigas, maridos e namorados já sentem no ar que algo está acontecendo. As frases agressivas, o sono interrompido, uma certa depressão sem motivo, a alimentação compulsiva, (fora dos padrões usuais), a sensação de inchaço pelo acúmulo de líquidos e a dor nas mamas confirmam que a TPM chegou.
Como a mulher fica muito sensível nesta fase, uma palavrinha errada em momento inoportuno pode levar a uma crise com consequências imprevisíveis.
"Procure o seu médico", dizem os maridos, "deve haver um remédio para este tormento, talvez você não esteja com a saúde em ordem".
Pq acrescente tudo aquilo, a dores nas penas, nas costas, na barriga, as vezes dor de cabeça, inchaço...
Pra mim,são os piores dias do mês.
Argumenta-se, com certa razão, que nesta fase do ciclo menstrual, um poderoso e conhecido neurotransmissor, isto é, produto químico produzido pelas células nervosas, sofre queda de concentração, causando as mudanças de humor. Este neurotransmissor chama-se serotonina. É por isso que remédios que elevam a concentração de serotonina cerebral aliviam, em grande parte, os sintomas e sinais da TPM.
Não dormi esta noite, tive muita dor nas pernas e nas costas.
E tudo que consigo pensar é: tomara que acabe, tomara que acabe, tomara que acabe!
Mas enquanto isso...torcemos por esta parte aqui:...rsss...

Na época da TPM a mulher está fragilizada e necessita de mais carinho, amor, suporte e paciência. Nada de críticas, piadinhas ou frases como "você já comeu muito chocolate hoje", "cuidado com o peso, vai acabar engordando", "por que você não toma um remédio para TPM?". Isto é tudo que a mulher não quer ouvir. Os homens devem aprender a lidar com os dias de TPM. Afinal de contas o que são 3 ou 4 dias de turbulência ao lado de 25 dias de felicidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.
Gosto de saber o que vc pensa a respeito daquilo que penso e escrevo!