Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Merengue italiano, vc sabe fazer?

Quando a pessoa está estressadadinha com n coisas do dia a dia, de A á Z, melhor coisa que faz é falar de coisa boa.E no momento, coisa boa pra mim é cupcake, cobertura de cupcake e afins.
Portanto, como eu não sabia  o que era "merengue italiano", fui pesquisar.Descobri que faço isso á anos luz atrás...sem este nome, elementar meu caro...(leia aqui o nome do companheiro do Sherlok Holmes), esqueci o nome dele!
http://www.icupcake.com.br/merengue-italiano/

O merengue italiano também é chamado por alguns de marshmallow. Ele é usado para cobertura ou recheio. Conserva bem a sua forma. Por isso, excelente para confeitar. Como cobertura de cupcake é o maior sucesso. Merengue italiano não é buttercream!
Neste post, a receita de merengue italiano. Há diversas formas de fazê-lo. Essa é somente uma delas. Não confunda com o merengue francês e o merengue suiço. São receitas distintas. Os americanos costumam fazer uma versão dessa receita com manteiga (mas nem precisa).
O merengue italiano é bem suave, textura com cremosidade e lisa. Muitas pessoas possuem dificuldades em alcançar o ponto certo. Um dos segredos é não parar de bater o creme em velocidade baixa (mesmo para adicionar os ingredientes) e fazê-lo próximo do momento de uso. Não é adequado, por exemplo, fazê-lo antes dos cupcakes prontos. Faça já no momento de decorar. O ponto parece com chantilly (sutilmente mais firme, talvez).
Ingredientes:
300 g de açúcar
30 ml de água
5 claras
1 colher (chá) de suco de limão
1 pitada de sal
Modo de Preparo:
Coloque o açúcar e a água em uma panela e deixe ferver, sem mexer. Essa mistura vai formar uma espécie de calda de fio. Deixe atingir 12ºC. Ao mesmo tempo que a calda estiver no fogo, coloque as claras e a pitada de sal para bater na batedeira até atingir o ponto de neve. Quando a calda no fogo atingir cerca de 114ºC, cerca de 4-5 minutos (fervurinha, consistência xarope), despeje lentamente e aos poucos na vasilha da batedeira (com as claras), batendo sem interromper. Sem parar de bater, adicione o suco de limão e bata até o merengue endurecer e esfriar. Esse tempo final de bater dá cerca de 5-7 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.
Gosto de saber o que vc pensa a respeito daquilo que penso e escrevo!