Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O bolo favorito do Elvis

Esta no blog http://technicolorkitchen.blogspot.com/ , e me interessei pelo assunto.
O motivo é bem simples.
A pessoa meiga lá de casa, não gosta de doces.Nem de tortas.Nem de cupcakes.Vez que outra, um quadradinho de chocolate branco de preferencia, ou preto em caso extremo, o que me tapa d  nojo.Onde já se viu uma pessoa não sentir a mínima necessidade de doces?Ondeeeeee?
Aos domingos a tarde, um pedaço de torta.De padaria.Na qual ele dá uma única garfada e empurra o prato.Seja a predileta, a Marta Rocha, ou a de Morangos.Tambem aos sábados ou domingos á tardinha, dividimos o unico sorvete que ele gosta.Banana Split.Da Cream Milk.Enorme.Bem feito.Um chantily maravilhoso.Do qual ele fica coma  parte do sorvete de creme, e eu com o resto.Quase sempre.
Aliás, antes de  mim, ele não conhecia este sorvete.Apresentei os dois e ele  gostou.
Tá, então, lendo o blog, achei a receita do bolo que o Elvis Presley mais gostava.Ou, só gostava...Como ele é admirador dele, canta as musicas e tudo, ...imagino que se eu mandar p ele isso, quem sabe ele não gosta?Vai que se encanta com o bolo do Elvis?
Vai no blog e lê tudinho.
Aqui só vou colocar uma foto dela e a receita...rss...


O bolo favorito de Elvis Presley
da fantástica bíblia de receitas da Gourmet

- xícara medidora de 240ml


3 xícaras (360g) de farinha de bolos* – peneire antes de medir

¾ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
3 xícaras (600g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
7 ovos grandes, temperatura ambiente
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
açúcar de confeiteiro, para polvilhar (opcional)

Unte generosamente com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central de 25cm de diâmetro (com 11,2cm de altura) ou uma forma canelada, do tipo Bundt, com capacidade para 12 xícaras de massa**.

Peneire a farinha e o sal juntos duas vezes. Reserve.
Na tigela grande da batedeira bata a manteiga e o açúcar em velocidade médio-alta até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha.
Reduza para a velocidade baixa e acrescente metade da mistura de farinha, seguida de todo o creme de leite e o restante da farinha, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela e então bata a massa em velocidade médio-alta por 5 minutos – a massa vai ficar bem cremosa e sedosa.
Transfira a massa para a forma preparada e bata-a levemente sobre a pia uma ou duas vezes para remover bolhas de ar. Coloque a forma no forno ainda frio e acenda-o na temperatura de 180°C***. Asse até que o bolo cresça e doure, por 1 hora a 1 hora e 25 minutos (faça o teste do palito: ele deverá sair com alguns farelinhos de bolo). Deixe o bolo esfriar dentro da forma sobre uma gradinha por 30 minutos. Em seguida, desenforme com cuidado sobre a gradinha, passando uma faquinha nas laterais da forma se necessário (não precisei fazer isso - o meu bolo praticamente pulou da forma). Deixe esfriar completamente.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro se desejar.
O bolo pode ser guardado bem embrulhado em plástico ou em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 5 dias.

* farinha para bolos caseira: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho


** usei
esta forma (25cm) mas a massa não coube – dividi o restante entre três forminhas de bolo inglês com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada

*** não li a receita direito e acabei assando o bolo em forno pré-aquecido (180°C) por 1 hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.
Gosto de saber o que vc pensa a respeito daquilo que penso e escrevo!