Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

As bolachas que não deram tão certo assim

Como passei o findi sozinha,além de botar tudo em ordem, fui fazer mais uns testes na cozinha...tenho que aproveitar estes momentos, pq preciso de espaço e sossego...rsss... quiz fazer as tais bolachas decoradas.
A parte que deu certo:
Deu uma sapecadinha no glacê.

Elementar que não deram muito certo.Se bem que nem me entristeço mais...relaxo e anoto num caderninho, os detalhes que errei, e o que eu suspeito que poderia ter feito diferente p atingir o resultado que eu queria.
Achei uma receita muito boa.Tão boa que eu recomendo.Peguei aqui deste blog: http://receitasaustriacas.blogspot.com/2011/09/bolacha-de-mel-honig-brot.html
Parace aquelas bolachas de mel, que compramos por aí.Com chocolate ao redor.O gosto é melhor, eu diria.E a textura tambem.Enfim, ficam perfeitas!

Bolachas de mel
Ingredientes:
  • 550 g de farinha de trigo
  • 250 g de mel
  • 150 g de açúcar
  • 2 ovos batidos
  • ½ colher (chá) de canela
  • ½ colher (chá) de noz moscada
  • 1 colher (chá) de cravo
  • Casca de limão ralada a gosto
  • 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódioPreparo:
    Aquecer o mel em banho-maria ou no forno microondas para que fique liquido.
    Misturar todos os ingredientes, a farinha coloque aos poucos até dar o ponto de formar as bolinhas. Amassar com as mãos.
    Unte as mãos com um pouquinho de manteiga, faça bolinhas e achate-as.
    Coloque em forma untada e polvilhada com farinha de trigo.
    Deixe descansar na geladeira por 2 horas.
    Asse em forno pré-aquecido , 180 graus, +-20 min. , até ficarem um pouco coradas.

    Obs.: Depois de frias, deixe as bolachas em uma tigela coberta com um pano para que fiquem macias, mais ou menos 2 dias, depois pode guardá-las em pote de vidro fechado. Se você gostar delas mais durinhas, pode colocá-las em um pote de vidro fechado. Pode deixar sem cobertura ou decorá-las com glacê ou chocolate.

Ví que tinha tudo em casa( isso, na sexta feira de noite, tipo umas 22:30...rssss) e botei a mão na massa.
Tudo correto, tudo com cara que ia dar certo.
Inclusive deixei na geladeira descansando p assar na manhã do sábado quando eu acordasse.
O cheiro era fantástico e eu toda-toda faceira, achando que desta vez, não teria nenhuma surpresa desagradável.
Mas tive.
A parte que não deu certo:
Uma emendou na outra, de redondinhas ficaram...quadradinhas?rsss


As bolachas ficaram TODAS emendadas umas nas outras, parecendo um bolo, embora eu tenha deixado um espaço bem generoso entre uma e outra.Até quiz mudar as outras de lugar, quando percebi que as primeiras deram errado.Mas usei apenas papel manteiga, sem untar e sem enfarinhar.Portanto, não consegui que descolassem do papel, sem que estragassem...nao me restou mais nada, do que assitir de camarote , as bolachas virando bolo.
Ja fui perdendo a graça, sabe...pq eu estava louca p fazer desenhos com glacê nelas.Desenhar florzinhas e etc.
Acabei assando, tirando do papel do jeito que deu e pensei, que errado por errado, vamos testar o tal glace real.
Este, aparentemente deu certo.
Fiz ele bem firme, usei o bico fininho, fiz os contornos e fui me alegrando.
Fiz aquele glace líquido para preencher as bolachinhas  e a coisa parecia correr bem.
Só que:
Não secou direito de jeito nenhum.Uma tarde, uma noite, uma manhã e nada.
Não pude ajeitar nas bandejinhas.
Lógico que levei pro forno.Ou seca ou estraga de vez.
E estragou tudo de vez, pois a massa das bolachas secou, o glace rachou e ficou com uma cara horrivel...rsss...
E agora, estou aqui, descobrindo o que foi que deu errado no processo todo, além de:
  1. não ter enfarinhado a forma
  2. ter deixado uma noite toda a massa na geladeira e não apenas 2 horas
  3. não ter usado o açucar de confeiteiro e sim aquele bem fininho
  4. não ter deixado mais espaço entre as bolachinhas
Aceito sugestões....rssss...

Aspecto feio do glacê depois do forno...
Estas feionas da direita, o Puf e o Lobinho aprovaram ontem...pra falar a
verdade, literalmente lamberam os "beiços"...rssss....

Um comentário:

  1. ♥ Mana será que não estas perfeccioinista? Achei elas lindas, e se não soubesse que eram redondas, nem me incomodaria.Por que não quadradinhas? O que importa é mesmo o sabor. bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.
Gosto de saber o que vc pensa a respeito daquilo que penso e escrevo!